Em processos de recrutamento e seleção, analisar o perfil comportamental do candidato é tão importante quanto avaliar seu currículo e suas competências. Segundo pesquisa da Page Personnel, 9 em cada 10 profissionais contratados pelo perfil técnico são demitidos pela maneira como agem. Cada vez mais, o comportamento vale mais que a qualificação.
Para identificar os perfis comportamentais, os departamentos de recursos humanos geralmente adotam a teoria do psicólogo americano William Moulton Marston. Desenvolvida no início dos anos 1920, a teoria é utilizada para identificar as competências relacionadas ao comportamento de cada um. Além de destacar aptidões, detecta também como as pessoas tendem a reagir em determinadas situações.
Segundo o phD em Psicologia pela Universidade de Harvard, as pessoas podem ser divididas em quatro padrões:
Características dos quatro perfis comportamentais
Influente
Influente, o Comunicador tem grande poder de persuasão. Geralmente, é positivo e otimista em relação aos resultados a serem alcançados. Fazem questão de um ambiente em harmonia e não gostam de passar despercebidos. Para eles, o contato interpessoal é tudo. Por isso, se dá bem com todo mundo e trabalha muito bem em equipe.
Dominante
Já o Dominante é conhecido por sua competitividade. É firme em seus propósitos, assume riscos e adora desafios. Com elevada autoconfiança, possui alto grau de realização. Seu dinamismo, determinação e perseverança frequentemente o coloca em posição de líder. Quando o assunto é otimismo, se destaca.
Conforme
Para o Conforme, nada melhor que rotinas e processos. Responsável, conservador e organizado, atenta-se aos mínimos detalhes para que tudo corra bem. Discreto, costuma ser mais calado e retraído. Com toda calma do mundo, esbanjam agilidade, inteligência e intelectualidade, além de apresentar um perfil legal e comprometido.
Estável
Com tudo na ponta do lápis, o Estável gosta de ajudar os outros e trabalha bem em equipe. Além de minuciosa, sua atuação é constante e estável. Para ele, rotina é tudo. De perfil introvertido, está sempre observando tudo e todos ao seu redor. Com sua tranquilidade ímpar, se relaciona com facilidade com todos.
Com qual perfil você mais se identifica?